quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Call of Duty: Modern Warfare 3 mostra por que é a franquia mais vendida da indústria


Nome: Call of Duty: Modern Warfare 3
Gênero: Ação
Distribuidora: Activision (distribuído no Brasil pela Neoplay)
Plataformas: PS3, Xbox 360, Wii e PC (versão do review) 

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)








É chegado o momento onde o jogo da franquia mais aguardada desse ano é lançado. E quanto maior a popularidade, maiores são as críticas e opiniões contrárias a respeito de seu sucesso. Existe uma grande controvérsia a respeito do sucesso da franquia Call of Duty e por quanto tempo ele estará no topo das vendas de jogos da indústria. 
Mas agora não é o momento de dizer qual jogo de tiro é o melhor, ou questionar as políticas agressivas da Activision na indústria de jogos. Existem dois fatos um tanto quanto irrefutáveis: O primeiro deles é que Call of Duty realmente possui uma influência gigantesca na indústria, chegando ao ponto de direcionar uma geração inteira de consoles para um gênero específico. O outro fato é que nada nessa vida dura para sempre, e isso quer dizer que um dia o brilho de Call of Duty irá diminuir, até acabar. 
Mas a boa notícia para os fãs é que esse brilho não acabará em Call of Duty: Modern Warfare 3, que consegue, no mínimo, manter um nível de qualidade igual ao seu antecessor,Modern Warfare 2
Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)
Em Call of Duty: Modern Warfare 3, o jogador acompanha os fatos que desencadearam a Terceira Guerra Mundial, entre os Estados Unidos e a Rússia, com alguns aliados europeus e africanos. O personagem principal da série é Capitão Price e sua unidade, que continua sendo perseguida, sendo seu objetivo principal: dar um fim ao responsável que iniciou essa guerra, Vladmir Makarov.  
Como é de costume da série, o jogador entra na pele de vários soldados e unidades diferentes, visualizando os conflitos de perspectivas diferentes no decorrer da campanha principal. 
As campanhas de Modern Warfare não costumam ser muito grandes, e em Modern Warfare 3 não é uma exceção. Seguindo a mesma linha de seu antecessor, a campanha é bem linear e cheia de momentos empolgantes, que tiram o fôlego do jogador. Estar a bordo de um helicóptero em meio aos tiros, atravessar uma cidade em ruínas e outros momentos de tensão estão presentes do início ao fim da história, o que transforma a experiência em algo inesquecível, apesar de durar cerca de 5 horas. 
Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)
Mergulhe de cabeça na guerra moderna 
Um ponto muito positivo em qualquer jogo da série Call of Duty, é a imersão do jogador na campanha. A violência é constante, os cenários são bonitos e as animações muito bem feitas. Tudo isso prende a atenção do jogador de tal forma, que ele não consegue parar de jogar até ver o desfecho da sua missão atual. 
Outro ponto a favor da Infinity Ward foi a consistência da história de Modern Warfare 3, que se encaixa perfeitamente com a de seus antecessores, e o melhor, deixando o jogador com poucas (ou nenhuma) dúvidas sobre pequenos detalhes do enredo. O mais importante para os apreciadores da história, é que ela se conclui de maneira satisfatória para o jogador. 
 Mas para sermos justos o suficiente, a história de Modern Warfare 3 não é tão impactante quando a de seu antecessor,Modern Warfare 2, o que é até normal para trilogias. Em outras palavras, quem esperava sentir uma experiência semelhante ao da fase “No Russian”, irá se desapontar um pouco. A impressão que tivemos foi que Modern Warfare 3não veio para chocar o jogador, mas para fechar com chave de ouro uma história que se estendeu por dois outros jogos. 
Assim que a campanha é concluída, o jogador tem a opção de jogar o modo Special Ops (ou logo de início, através do menu do jogo), onde é possível jogar sozinho ou com um parceiro online. Cada modo de jogo possui seu próprio sistema de ranking e bônus conquistados de acordo com a jogabilidade. O jogador pode habilitar até três categorias de missões, cada uma com objetivos, trajetos e inimigos bem diferenciados. A maior parte dos mapas de Special Ops foram retirados do modo campanha, mas as missões variam, como, por exemplo, desarmar explosivos de um submarino, ou coletar amostras de gás tóxico. 
Uma novidade foi inclusa no modo Special Ops: Mapas de “Survival”, onde os jogadores precisam enfrentar inúmeras ondas de inimigos. Esse modo se assemelha muito com o modoZombies da versão Treyarch de Call of Duty, onde o jogador pode habilitar armas, equipamentos e perks conforme seu progresso. A variedade de mapas torna esse modo interessante e divertido. 
Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)
O Multiplayer
 Para os jogadores amantes do lado competitivo de Call of Duty, o modo multiplayer deModern Warfare 3 se mostra bem decente, não diminuindo o nível de qualidade de seu antecessor. Claro que há uma questão muito relativa no que diz respeito a gostar do multiplayer de MW2, mas em resumo, é possível dizer que a Infinity Ward aproveitou as coisas boas do passado, e modificou o que não estava muito legal. 
Essa mudança com certeza deixará o jogo mais divertido e motivará os jogadores que não gostam de ficar na linha de frente dos combates. Podem ser equipados até três habilidades de Streak, e conforme o progresso no jogo, novas habilidades são liberadas. Falando especificamente dos Strike Packages, o jogador pode fazer “streaks” capturando bandeiras ou ajudando outro jogador a matar um inimigo – com fogo supressão, por exemplo – e ganhar streaks da mesma forma que os jogadores que se concentram apenas em matar os adversários. 
Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)
A maior mudança do modo multiplayer desse jogo é sem dúvida alguma o sistema de Killstreak, que teve um feedback muito alto da comunidade de Call of Duty. De acordo com as sugestões dos jogadores, os produtores do jogo criaram três conjuntos chamados de “Strike Packages”, que são direcionados para tipos diferentes de jogadores e estilos de jogo (Assault, Support e Specialist). Dessa forma, você pode evoluir bem mais rápido no modo multiplayer, não necessariamente matando tudo que aparecer em seu caminho, mas dando suporte ao seu time de uma forma eficiente, e sendo recompensado justamente por isso. 
Isso acaba com um problema existente em MW2, onde apenas os jogadores que mais matavam na partida tinham direito a usar as habilidades de streaks. Quem gosta de jogar o modo Domination, por exemplo, pode se concentrar em tomar o ponto inimigo e ainda assim receber prêmios por isso, coisa que não acontecia em MW2
Call of Duty: Modern Warfare 3  (Foto: Reprodução)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)
Detalhando os Strike Packages 
Primeiramente falamos do Assault Package, que é voltado para os jogadores tradicionais que conseguem matar muitos inimigos sem morrer. Algumas das habilidades do pacote incluemAssault Drones ou o famoso Predator Missile, armamentos impiedosos que destroem ondas de iminigos. 
Em seguida, temos o Support Package, que mantém o número de streaks até mesmo após a morte do jogador, e permite o uso de acessórios como o UAV ou armamentos anti-aéreo. Jogadores iniciantes podem ajudar mais o time dessa maneira, independente de morrer muito nas partidas. 
Por fim, temos o Specialist Package, que foi feito para jogadores mais experientes, e conforme um jogador progride com os pontos de streak, habilidades adicionais são acionadas. Quando o jogador consegue matar 8 inimigos consecutivos, todos os perks do pacote são acionados ao mesmo tempo, e seu efeito dura até a hora que morrer. Confiram abaixo a lista completa de habilidades de cada pacote: 
Call of Duty: Modern Warfare 3  (Foto: Divulgação)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário